Visitantes

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

D. Helder - Calendário do Instituto



Todo ano, o Instituto D. Helder Camara (IDHEC) lança o calendário do Instituto com fotos e pensamentos do Dom. Desta vez será em referência aos 50 anos do Concílio Vaticano II, que teve em D. Helder seu grande articulador e deu à Igreja uma oportunidade de se voltar às raízes e fazer sua opção para os Pobres.
A introdução do calendário foi feita pelo Pe. João Pubben, que o acompanhou no dia a dia por longos anos.
Os interessados em adquirir o calendário podem entrar em contato com Bete pelo end. eletrônico: bete@elogica.com.br  . Um ótimo presente de natal.



APRESENTAÇÃO DO CALENDÁRIO 2012 DO INSTITUTO DOM HELDER CAMARA


Irmã, Irmão,

PAZ e ALEGRIA !

Há 50 anos, entre 11 de outubro de 1962 e 8 de dezembro de 1965, aconteceu em Roma o Concílio Vaticano II, grande encontro – em quatro sessões – de todos os bispos do Mundo inteiro sob a presidência dos papas João XXIII que o convocou e iniciou e Paulo VI que o continuou e encerrou.

Dom Helder foi um dos participantes mais ativos e criativos deste acontecimento histórico que proclama que a Igreja é o Povo de Deus e que ela existe para o bem da Humanidade, a fim de que todos possam ter Vida.

O calendário 2012 do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) apresenta pensamentos do Dom, tirados das circulares que ele – durante esse Concílio – escrevia diariamente para seus amigos e colaboradores mais próximos no Rio de Janeiro e no Recife. Essas cartas fraternas foram editadas no volume I – em três tomos – da Coleção de suas Obras Completas. Trata-se de um documento precioso que mostra mui claramente como o Dom vivia e batalhava em favor de uma Igreja pobre e servidora e de um Mundo humano e justo.

Os sonhos de Helder Camara continuam aguardando sua concretização.

Que uma autêntica comemoração do cinquentenário do Concílio Vaticano II faça muitos cristãos e muitas pessoas de boa vontade se colocar em marcha...


joão pubben

Dois Unidos, 1º de outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário