Visitantes

terça-feira, 27 de março de 2012

Comblin, um ano sem...

Amiga(o),



Comunico que hoje celebramos o primeiro aniversário da morte de José Comblin. Um livro sobre o teólogo está sendo lançado hoje e em anexo mando uma mensagem sobre o assunto. José Comblin é sem dúvida um dos maiores teólogos da época 1960-2000 na América latina. Atuou durante muitos anos ao lado de teólogos como Gustavo Gutiérrez, Jon Sobrino, Juan Luis Segundo, o filósofo Enrique Dussel, Segundo Galilea, Leonardo Boff, o biblista Carlos Mesters e assessorou bispos como Helder Câmara, Leônidas Proaño (Ecuador), José Maria Pires (que estará presente num dos lançamentos do livro, no dia 27 de abril, em Belo Horizonte), Manuel Larrain (Chile) e Luiz Cappio (Barra, Bahia). Hoje pela tarde haverá uma rememoração em Salvador, no Recanto da Transfiguração, no local onde mestre Comblin faleceu. Estão programadas para hoje diversas outras comemorações: na Paraíba haverá um seminário na Universidade Federal de João Pessoa e uma celebração em Santa Fé (Arara), onde o padre está sepultado. Em Santiago de Chile haverá igualmente uma eucaristia, assim como em Barra (Bahia), onde o teólogo morou nos dois últimos anos de sua vida.



Atenciosamente,



Eduardo Hoornaert

Quando partiu escrevi esse artigo ao mestre:








A noite é suave, já podes desamarrar tuas sandálias e descansar teus pés andarilhos, peregrinos, pois a noite veio, Comblin. Suave e mansa a noite veio. Não amedrontou, nem assustou, ela veio serena ao teu encontro, como a brisa no Horeb, conversando contigo como a brisa e Elias.
Tuas sandálias estão cheias de pó. Das estradas do desterro, das estradas dos sertões, de Talca terra chilena, de Riobamba no Equador, dos nordestinos destinos empoeirados de caminhar, das vilas e acampamentos.
Já podes desamarrar teu cinto que te cingiu, liberar teus rins ao repouso, pois agora vais para onde não querias ir, pois por ti, ficarias mais um pouco entre os romeiros peregrinos. Desata teu cinto, desata, pois nada de prende mais entre os homens e as mulheres que não seja o Amor.
Encosta teu cajado junto aos teus livros. Já não precisarás dele, pois teus pés estão pisando nos verdes e seguros campos do Senhor. Enfrentaste com tua lucidez e tua palavra as fardas e baionetas armadas, agora já não há botas nem coturnos, nem arames farpados, nem grades nem opressão, pois o Vento campeia livre nos campos do Pastor.
A noite é suave e belas são as estrelas. Mais belas ainda o são no céu sertão desse imenso arraial chamado Brasil onde escolheste plantar teu coração. No chão de Ibiapina, de Conselheiro, de Cícero, de Austregésilo e de Helder, ah! Quanta sacralidade nesta terra ressequida, quanto adubo misterioso que a torna fértil sem se mostrar, e faz brotar vida das pedras e vocações libertárias onde grassa o espinho do xique-xique e a cerca do egoísmo.
A noite é suave e doces são os vagalumes que trazem nas mãos dos romeiros a luz roubada das estrelas, para alumiar em pequenas candeias, o caminho que vai sendo construído ao teu redor. Podes ainda ouvir os lamentos e os benditos dessas almas que agora choram tua partida, como órfãos de um pai? Podes ainda escutar-lhes as lágrimas, rutilantes, escorrendo pelos caminhos tortuosos da pele marcada pelo sol cáustico e pela dura labuta diária?
Já não tens mais sede de água, nem sede de saber, nem sede de amar, pois estás na Fonte das fontes. Não precisas mais aprender, apenas contemplar a plêiade de irmãos e irmãs que arrebanhaste, diretamente na face de cada um, transfiguradas e belas pela realidade da presença da face do Cristo.
A noite é suave, mas o dia é claro, Comblin. Dizem que os anjos podem escutar a alvorada. Talvez seja esta uma das poucas vantagens que têm sobre nós, mas os poetas e os cegos também o podem, talvez tu já soubesses disso, os teólogos podem ser como os poetas e os cegos que enxergam horizontes entre uma palavra e outra. O teólogo é um poeta de Deus.
A noite é suave Comblin, mas o dia é claro. Deixaste a nossa noite para nos esperar no Dia. Como sempre, nos emprestando luz onde só enxergamos escuridão.
Agora meu amigo e meu irmão, antes que nos sintamos órfãos, antes que nossa lágrima de saudade escorra para esta terra seca, antes que nossos pés ousem descansar, faze uma prece e acende mais uma luz para nós, essa luz do Dia, pois embora a noite possa ser suave o dia é claro e só podemos caminhar enquanto há luz.

Assuero Gomes
Cristão católico leigo da Igreja de Olinda e Recife 


Nenhum comentário:

Postar um comentário