Visitantes

segunda-feira, 26 de março de 2012

Por um pedaço de Pão




Por um pedaço de pão



Por um pedaço de pão crianças morrem. Por um pedaço de pão, um pedaço apenas, uma cidade se consome, doutores dão seu voto e sacerdotes se afogam em crise, por um pedaço de pão, eu vi.

Vi um ancião se iluminar, no seu pedido esmoler, atendido num pedaço de pão.Por um pedaço de pão, vi um pai vendendo a filha e uma nação invadir a outra. Vi entre escombros, a vida ressurgir, por causa de um pedaço de pão. Vi um leproso desnudar a Francisco em troca de um pedaço de pão, e por um pedaço do pedaço deste pão eu vivo.

Por um pedaço de pão se constrói uma comunidade, uma cidade. Do sonho de um pedaço de pão partilhado, vi homens e mulheres, escravos, beberem da liberdade para sempre, por um pedaço de pão, sonharem justiça.

Vi palácios e templos saqueados por um pedaço de pão, ruírem sobre si mesmos. Vi cardeais se escondendo por um pedaço de pão e vi também retirantes irmãos e irmãs nordestinas como eu, em carcaças humanas, caírem ao longo da estrada, por um pedaço de pão.

Vi toda a poesia que há no mundo num pedaço de pão. Vi todo o ódio que há no mundo na falta de um pedaço de pão.

Vi uma refeição de treze pessoas, nela um pedaço de pão e um copo de vinho, e um traidor molhando este pão dividido com o próprio Pão.

Vi a salvação do mundo num pedaço de pão, e a harmonia do cosmos nele habitar escondida. Vi um ser humano transformado em cão faminto, rastejando e mordendo seu semelhante por causa de um pedaço de pão. Vi movimentos e estruturas, construções e demolições, por um pedaço de pão. Vi uma mulher dar-se por um pedaço de pão e seres humanos em lixões escavarem com suas mãos à procura de um pedaço de pão. Ouvi a música dos anjos e de toda a corte celestial num pedaço de pão. Vi um pedaço de pão ser devorado por um imperador hostil, e engasgado, quase morrer por um pedaço de pão.

Vi um revolucionário, percorrer na sua motocicleta, a latina América, plantando pedaços de pães nos campos oprimidos e sonhar o pão na mesa de todos.

Vi profetas cansados se recuperarem por um pedaço de pão e retomarem sua profecia. Vi rainhas guilhotinadas por um pedaço de pão.

Vi um jovem Deus morrer pregado no madeiro e afogado em seu próprio sangue por um pedaço de pão. Vi um império esfacelado por causa de um pedaço de pão. Vi a morte que ceifa vidas onde não há pão repartido.

Vi um jovem Deus ressuscitar num pedaço de pão, e a morte ser vencida, por um pedaço de pão.

Quando nada mais restar, restará guardado no último farnel, na última mochila, no último prato, na última oração, na canção da despedida, no aceno de adeus, restará um pedaço de pão; nele a história de uma vida preservada, nele a salvação da humanidade possibilitada.

Vivi a esperança de ver tanques e baionetas, metralhadoras e algemas, derretidas e refundidas em arados, transformando ossos em pães, sangue em vinho.

Vi um jovem Deus se transubstanciando, sem limites, num pedaço de pão e se ofertando em amor concreto e sólido, como num pedaço de pão, para você e para mim.

Uma Páscoa, partilhada em ternura e pão para todos e todas!



Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário