Visitantes

terça-feira, 24 de abril de 2012

Ainda Berlim

Minha maior curiosidade em conhecer Berlim era principalmente ver a cabeça de Nefertiti, o muro, a organização da cidade, o Zoo e o Point Charlie, além de beber uma cervejas especiais daquelas...
Vi muito mais.

                                                             A mais bela das mais belas

No Altes Museum, grandioso edifício de Schinkel, que faz parte do mais grandioso conjunto de museus,
Museumsinsel, como templos à História. Um deleite para quem ama essa mesma História da humanidade. Templos gregos inteiros, coleções fantásticas de estátuas gregas, romanas, egipcias, um delírio de ouro, prata, em centenas de joias e artefatos, que trás sua joia mais preciosa que é o busto de Nefertiti de 1340 a.C. na coleção ÄgyptischesMuseu.
Logo na sala contígua onde o busto da rainha reflete o esplendor da arte humana incólume ao tempo (um refrigério para a atualidade descartável), deparei-me com algo que me deixou mais fascinado ainda: uma coleção de manuscritos. Pasmem, uma receita de um médico da coorte do faraó de mais de 5.000 anos, ilustrada! para uma gestante e para seu filho provavelmente com hidropsia. Mais ainda, e me deixou perplexo, um texto do evangelho de João em aramaico datado de aproximadamente em 300 d.C. Um pergaminho da Patrística, original! de Alexandria!
Realmente algo para mim inesquecível... e foi só o começo...

                                                   Um templo grego inteiro dentro do museu







Assuero Gomes
assuerogomes@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário