Visitantes

domingo, 10 de junho de 2012

Filmes que você deve assistir antes de morrer: DESMUNDO


Filmes que você deve assistir antes de morrer: DESMUNDO




                                                                    




Por volta de 1570, chega ao Brasil um grupo de órfãs a mando da Rainha de Portugal para desposarem os primeiros colonizadores. Entre elas está a jovem Oribela de Covilhã (Simone Spoladore), que é entregue em casamento ao rude Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), indo residir num local isolado e totalmente estranho ao ambiente no qual ela fora criada na Europa.

A partir de então, a angústia, o isolamento, o medo do desconhecido, os hábitos rudes do marido e da sogra começam a consumí-la ao ponto de induzir na jovem uma fuga natural e inevitável para sua terra natal.

Ajudada em sua tentativa de fuga por Ximeno (Caco Ciocler), um cristão-novo misto de pescador e mascate, Oribela termina por envolver-se num fatal triângulo amoroso que culminará num espetacular duelo entre os dois pelo amor da jovem.

Baseado no romance de Ana Miranda, Desmundo conta com uma fidelíssima reconstituição de época, cenários maravilhosos, atuações impecáveis e elenco de peso, que denotam ao filme maior realismo pelo fato do mesmo ser falado em Português Arcaico.

Eis uma boa oportunidade para assistir a um dos poucos filmes que retratam o período quinhentista brasileiro de forma irretocável e o modo de viver dos nossos primeiros colonizadores... (sinopse no Youtube, bem como os vídeos)

O que muita gente não sabe, ou não percebeu, é que esse filme narra o nascimento do povo brasileiro, quiçá da Nação Brasileira, e mais ainda, no local, no tempo e no espaço, historicamente corretíssimo (perdoem a hipérbole): Pernambuco.

Assuero Gomes
assuerogomes@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário