Visitantes

domingo, 7 de outubro de 2012

Justiça


 
                                             Berlin Zoo

 

JUSTIÇA


 

No mundo em que vivemos, os ricos e poderosos muitas vezes oprimem os pobres, para usufruírem do seu trabalho, ou desviar seus recursos, ou ainda para juntar riquezas de maneira desonesta.

A ganância gera injustiça e a injustiça gera violência.

Deus é um justo juiz. Em toda Bíblia Ele aparece enviando profetas para mostrar aos poderosos sua vontade e como deve se organizar a vida do povo, para que a nação progrida em paz e haja fartura para todos. Por fim Deus enviou seu próprio filho, Jesus, que muitas vezes falou sobre juízes injustos e mostrou que a prece das viúvas e dos órfãos (pobres) chega até Ele.

A justiça para todos, igualitária, sem concessões, aplicada de maneira constante sobre toda a organização social de um povo, faz brotar Vida e Paz.

A justiça é um dom de Deus e um direito de todos.

A justiça é como a chuva que molha a terra e não conhece cercas, que cai sobre o rico e o pobre, sobre a criança e o ancião, sobre o homem e a mulher. A justiça é, ainda, como o vento que sopra, trazendo alívio e refrigério, alisando a relva e empurrando nuvens para além de obstáculos. Ainda, a justiça é como o fogo, que aparta e purifica o trigo do joio, e coze o alimento, e doura o pão da igualdade.

A justiça deve começar dentro da nossa cabeça e do nosso coração e se espraiar pelo esposo e esposa e filhos, e ensinada em cada casa e em cada escola, e praticada em cada comunidade, para que brilhe como a aurora e ilumine o país e a Terra toda.

 

 Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário