Visitantes

domingo, 10 de março de 2013

Bullying e a Infância Cidadã


imagem Google
 
 
 
Bullying e a Infância Cidadã

 

Eu e meu colega pediatra Aníbal Gaudêncio temos, nesses últimos meses, participado de vários encontros, principalmente para professores da rede pública estadual e municipal no agreste e zona da mata, atendendo convite das secretarias de educação.

O tema de nossas palestras é a saúde das crianças formando os adultos saudáveis e o bullying escolar incluindo o cyber bullying (perdoem o uso dos termos anglicanos, mas infelizmente ainda não há palavras lusófonas correspondentes com todo o vigor daquelas). Os convites são devido ao livro que coordenamos, com textos de vários autores, lançado pela Unimed Recife, nas comemorações de seus 40 anos, pela sensibilidade social de sua presidente Dra. Maria de Lourdes C. de Araujo, intitulado “Infância Cidadã-Compromisso com a Esperança”, no qual se contempla toda a ação preventiva no que concerne à saúde e à cidadania das crianças e adolescentes.

O interesse pelo tema bullying nos surpreende. Estamos comprovando que é um problema grave e de imensa abrangência, que aflige muitos e muitos jovens, de forma cruel e na maioria das vezes silenciosa. O bullying, por definição, é ato de violência física ou psicológica, intencional e repetido, praticado por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executado dentro de uma relação desigual de poder.

Tornou-se um caso de saúde pública, pois afeta a vida do indivíduo de tal maneira que o sofrimento moral constante o torna um pária dentro de seu ciclo social e dentro da família (que não percebe claramente o que está a acontecer) há uma auto-segregação de tal maneira que já não se alimenta adequadamente, não dorme, não estuda, não tem lazer, a auto-estima fica tão baixa, tão baixa, que muitas vezes só lhe resta o suicídio.

Outra observação nossa durante essas palestras é que nem os alunos, nem os professores nem mesmo os gestores das escolas, estão preparados para o reconhecimento precoce do bullying nas suas turmas e escolas, devido ser recente essa modalidade de distúrbio social e a capacitação do pessoal ainda estar incipiente. Muitos professores também estão sendo vítimas!

O bullying escolar é cruel e terrível, mais ainda o é o cyber bullying, que é aquele praticado através das redes de comunicação social via internet e suas derivações. Esse não tem barreira física nem geográfica. Ainda há muito a ser aprendido, discutido, refletido sobre o bullying e suas diversas formas (estou começando a pensar numa modalidade pode estar acontecendo mas ainda não foi sequer relatada, seria o bullying nas comunidades religiosas, esse teria um caráter mais devastador ainda).

Parece-nos que o mais importante passo inicial, fundamental, é o romper com o silêncio cúmplice de quem pratica e o silêncio dos inocentes que sofrem como ovelhas mudas, que serão abatidas sem emitir sequer um lamento.

 

Assuero Gomes


Médico e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário