Visitantes

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestações do povo brasileiro




Manifestações do povo brasileiro

Ainda sob a névoa da fumaça lacrimogênica, ainda um pouco surdo pelo barulho da multidão, é um tanto cedo para avaliar os motivos e o processo e o destino dessa grande manifestação da insatisfação do povo brasileiro.
Alguns mitos precisam ser derrubados logo para que não atrapalhem a visão panorâmica e a análise dos acontecimentos. Vamos lá, incorrendo no risco de errar:
 
1- Não foi uma manifestação pacífica.
Embora todos de bom senso desejem isso, mas houve violência, em proporções pequenas em relação à grandiosidade do evento.
 
2- Não foi desorganizada.
 
3 - Foi dirigida especificamente contra a corrupção dos dirigentes e da classe política
Embora o gatilho inicial tenha sido o aumento das passagens dos coletivos, por detrás está o gasto absurdo com a estrutura super, super, super, hiperfaturada da copa e seus eventos, o desvio de dinheiro público, as condições precárias de saúde, educação, segurança e transporte, a PEC 37, todos filhos bastardos da corrupção.
 
4 - Deve ter havido uma ligação com o boato da Caixa Econômica e o Bolsa Família.
Um ensaio?
 
5 - Grupos infiltrados e organizados no meio de manifestantes.
 
A impressão que se apresenta é que algum grupo interessado em tumultuar o processo político (iniciou em SP?) sucessório ensaiou algum movimento de aparência anárquica, e não dimensionou nem avaliou a insatisfação da imensa maioria dos brasileiros com a situação escandalosa do país. Perdeu o controle e deu nessa manifestação de uma nação que acorda.
O continuar da caminhada não sabemos, é como abrir a caixa de Pandora, cheia de surpresas... o Brasil não será como antes.
 
Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário