Visitantes

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Adoração do Cordeiro Místico












A Adoração do Cordeiro Místico

No caminho que leva de Bruxelas a Bruges há uma cidade chamada Ghent. Nesta cidade há uma catedral dedicada a Saint Bavo. Nesta catedral há um quadro (um políptico ). Um painel pintado por Jan Van Eyck (seu irmão mais velho Hubert também participou) em 1493.
Acontecesse alguma catástrofe na Terra e toda a escritura cristã fosse perdida, esse painel salvaria a História da Salvação. Confesso ter ficado extasiado com a densidade de beleza pictórica e teológica da obra. Uma glória do gênio humano. Essa, sem dúvida, foi a obra de arte mais cobiçada,odiada, amada, roubada, danificada que se tem registro. Assim  o digam os protestantes do século XVI, Napoleão, os nazistas e tantos outros.
O retábulo consiste em painéis moldados que se podem abrir ou fechar. Na parte superior podemos vislumbrar Deus na sua majestade plena abençoando a quem olha, entre a Virgem Maria e João Batista. Acontece que essa imagem de Deus (Pai) foi pintada com detalhes iconográficos mistos com os de Jesus como se os autores interpretassem a ‘unidade’ amorosa do Pai e do Filho. O interior das abas representam anjos cantando e mais externamente Adão e Eva (grávida) e no alto por trás Caim matando Abel (vida e morte). No registro em latim de Adão nota-se o ciúme de Caim pelas ofertas de Abel.
A cena central para onde tudo converge (luz, olhares, posição dos peregrinos) há a adoração do Cordeiro que sangra no peito no lado direito e enche uma taça sobre um altar alvíssimo, sob a luz de uma pomba que está entre Deus Pai e o Cordeiro. O Cordeiro é cercado por 14 anjos perfilados.
No plano à esquerda um grupo de profetas judeus ajoelhados segurando um livro e atrás deles os filósofos e escritores pagãos de todas as partes do mundo (observa-se pelas fisionomias e vestimentas). Na direita os doze apóstolos seguidos de santos homens, Papas e clérigos. No segundo plano da direita os mártires e as mulheres com a palma do martírio.
Quando o retábulo se encontra fechado, surgem pintados em tons de cinza a Anunciação do anjo Gabriel à Virgem que estão separados pore dois pequenos paineis. Em cima do anjo e da Virgem estão representados os profetas Zacarias e Miqueias.
A luz suave que emana silenciosa do conjunto da obra e especialmente do Cordeiro sobre o altar, que sereno verte seu sangue para a salvação da humanidade, mostra o âmago, a causa e a finalidade da grande aventura dos seres humanos na história.

Assuero Gomes
Médico e escritor




Nenhum comentário:

Postar um comentário