Visitantes

quarta-feira, 11 de março de 2015

A Fé e Maria

Texto XVIII



                                                                           


A Fé e Maria


Assim como Abrahão é reconhecido como o pai da fé, pois através dele as três religiões monoteístas procedem, a saber o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo; posso afirmar sem medo de errar que Maria percorreu os passos de Abrahão no seu caminho de fé.
Abrahão foi desinstalado pelo Espírito de Deus, de sua cidade (que era muito adiantada na época, possuindo até sistema de abastecimento de água nas casas de até três andares) e não era pobre, haja vista os bens que carregou consigo. Tornou-se o arameu errante, acreditando nas promessas de Deus de gerar uma grande nação com uma prole tão numerosa quanto as estrelas do céu ou dos grãos de areia da praia. Sua trajetória é bem conhecida, e depois de muita luta e de nada ver as promessas cumpridas, e tendo gerado um filho com uma escrava (Ismael, pai dos povos do deserto, árabes) e estando sua esposa Sarai de avançada idade, finalmente a promessa se realiza é-lhe dado um segundo filho (Itzak, o sorriso de Deus, do qual descende todo o povo judeu). Abrahão nunca esmoreceu na fé e acreditando contra tudo e contra todos, aceitou o sacrifício do menino Isaac. Sua fé foi provada ao extremo de onde qualquer ser humano pudesse aguentar.
A promessa a Maria é semelhante. Viu seu filho único crescendo simplesmente no meio dos seus, sem maiores sinais maravilhosos, desobediente como qualquer criança. Quando se tornou adulto juntou-se com pessoas não muito recomendáveis, começou a agitar o povo, a pregar e mostrar sinais que o colocaram na mira das autoridades. Ameaçado de prisão e morte, e nada de Deus intervir para salvá-lo, nem mesmo fazer o mesmo gesto que fizera com o filho de Abrahão Deus fez com o de Maria.
Não se vê nem se nota em nenhuma linha dos evangelhos, nem dos Atos dos Apóstolos nem das cartas ou epístolas, nenhuma menção de desespero, de dúvida ou sequer um pedido para Deus poupar seu filho, por parte de Maria.
Crucificado, morto e sepultado, Maria a seu lado. Firme e serena.
Você sabe por que Jesus não apareceu depois de ressuscitado a Maria?


Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário