Visitantes

terça-feira, 17 de março de 2015

João Pubben, 50 anos de sacerdócio

Cinquenta tons de serviço fraterno, cristão e iluminado de Vicente











João Pubben, 50 anos de sacerdócio
 

A cada sete anos a terra deve descansar. Comer-se-á dos frutos e das espigas não plantadas que da terra brotar livremente. O arado deve permanecer quieto, os escravos e empregados devem descansar. Assim como deus repousou ao sétimo dia, assim deve a Terra descansar e tudo o que nela há. Será um ano sabático, dedicado ao repouso e à renovação.
A cada sete de sete anos, ou seja quarenta e nove, deve se preparar o ano de jubileu. Toda dívida deve ser perdoada, todo escravo libertado, toda terra e habitação penhorada deve ser devolvida ao seu antigo dono, e na Terra se proclamará um ano do Senhor.
Cinquenta é pois um número de júbilo, de alegria, de libertação, de dever cumprido. O coração do homem e da mulher deve bater tranquilo.
Homens dedicados ao Senhor são escolhidos do meio do  povo para o serviço sacerdotal, como na casa de Aarão, da família de Levi, que terão como herança uma décima parte de tudo que foi produzido. Ao sacerdócio de Cristo, a que todos nós batizados somos incorporados, será acrescido o cêntuplo e dentre os batizados alguns serão chamados a exercer esse ofício mais dedicados ainda, são os sacerdotes cristãos segundo a ordem de Melquisedec, rei de salém que recebia seus tributos em pão e vinho.
Quando um sacerdote comtempla cinquenta anos de serviço, toda a comunidade cristã do mundo se rejubila e mais ainda as comunidades à qual esse sacerdote serviu. Para ser sincero e viver com a verdade esse sacerdote vive sua conversão a cada dia numa constante penitência pascal. Acorda penitente e dorme no Tabor.
Há dentre esse, sacerdotes especiais, de Cristo Jesus, com um carisma especial, de servir ao Cristo desfigurado pela miséria na periferia do mundo. Diria que é um sacerdote em Cristo segundo a ordem de Vicente de Paulo.
Seguir e cuidar de Cristo no Tabor é agradável e bom aos olhos. Cuidar de Cristo comendo lixo, bêbado e vagabundo, drogado e prostituído é difícil, muito difícil. Sem uma ajuda especial do Espírito de Deus seria impossível.
Um sacerdote desses, está completando e contemplando 50 anos de serviço aos pobres. Saído quase menino de uma aprazível cidade, foi separado dos seus e formado no espírito e na mente para o sacerdócio cristão, mas no coração foi tomado de uma paixão insana, dessas que só os apaixonados conseguem ser, pelo duro e cru carisma de Vicente e sua companheira Luísa.
Durante sua vida serviu e serve dignamente ao Cristo desses que Vicente gosta, sem pompa, nem ostentação, sem proveito próprio nenhum, muito pelo contrário; e agora vive seu jubileu, talvez um pouco distante na sua bela terra natal, talvez mergulhado em saudades, talvez, talvez...mas uma certeza de missão cumprida, com pés no chão e mãos calejadas.
Não bastasse, Deus lhe deu duas Luísas, irmãs prefiguradas também no serviço fraterno, Priscila e Vanda. Sei que nosso sacerdote, João Pubben, eterno dom de Dois Unidos, Passarinho e Alto da Esperança, companheiro de D. Helder Camara, está sempre presente aqui na nossa caminhada, embora distante como Paulo de suas comunidades fundantes.
Ao completar 50 anos de serviço sacerdotal completamos também nós, todos que temos a sorte de sua amizade, todos que temos a alegria de servir.


Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário