Visitantes

domingo, 8 de março de 2015

Maria e o Espírito Santo

Texto XVI




                                                                                          

Maria e  o Espírito Santo

A única pessoa humana que foi agraciada com a totalidade simultânea e perpétua dos dons do Espírito Santo foi Maria. O próprio Gabriel assim o disse, mas vejamos.
Seguindo a ordem proposta por Paulo e aqui abordada, o dom da Sabedoria lho foi derramado desde muito cedo, pois quando da visitação do mensageiro (arcanjo) ela provavelmente teria em torno de 12 anos de idade. Não se assombrou, não foi intempestiva, questionou de maneira suave, manteve um diálogo adulto, aceitou sem impor condições mesmo sabendo do risco de morte a que estava se submetendo, não se vangloriou, nem se ensoberbeceu, muito pelo contrário, foi servir à sua prima Isabel, mãe de João.
Note-se a maneira muito suave e discreta como o Espírito Santo a fecunda (cobre com sua sombra). Nas narrativas míticas da antiguidade, as irrupções dos deuses nas mulheres humanas para fecundá-las são muitas vezes brutais, orgíacas ou mesmo como atos sexuais um tanto quanto libidinosos.
Maria vai se mostrar plena do dom da Sabedoria durante toda a sua vida na Terra, e Lucas vai nos mostrar sempre isso nas narrativas quando diz: “e Maria guardava tudo em silêncio no seu coração”. Há uma maneira mais magistral que um grego falar sobre a Sabedoria?


Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário