Visitantes

quinta-feira, 5 de março de 2015

O dom da Profecia

Texto XIII




                                                                      



O dom da Profecia

Eita! Esse é um dom perigoso. Perigoso até demais.
Profetizar é falar em nome de Deus. E o pior: às vezes o sujeito está quieto no seu canto, cuidando da sua vidinha e aí Deus resolve chamá-lo para ser seu profeta! O camarada na maioria das vezes não está preparado e quer recusar ao apelo de Deus. Coitado... sabe que vai se dar mal, pois todo profeta acaba sendo perseguido, muitas vezes torturado e quase sempre morto. O cabra quer correr da parada e aí Deus diz: “não tenha medo, pois Eu Estou (Javé) contigo. Vou colocar uma espada na tua boca, um fogo no teu coração, uma flecha na tua palavra. Agora tem o seguinte, fale o que Eu mandar falar, nem um jota a mais, nem uma vírgula a menos. Não tenha medo. Se você não falar ou falar diferente do que Eu lhe disser, você morre. Se o pecador pecar porque você não lhe falou, o pecado dele cairá sobre você, e aí você morre. Não tenha medo dos que podem lhe matar o corpo, mas daqueles que podem fazer você perder sua alma”. E mais “Ai dos falsos. Daqueles que manipulam minha palavra para defender os poderosos, vão morrer do mesmo jeito”.
O verdadeiro profetismo sempre fala em favor da justiça e dos injustiçados; sempre contra o rei, seja presidente ou presidenta, ditador, general, juiz iníquo, ou contra uma assembleia inteira.
O dom da profecia, dá a quem o está exercendo, uma coragem altiva na frente dos poderosos desse mundo porém um temor de Deus muito forte, pois esse dom deixa o profeta íntimo de Deus. Todo profeta é bem quisto pelo povo e é logo reconhecido por este. Nas horas mais difíceis lembram sempre do profeta, quando estão perdidos como ovelhas sem pastor, lembram sempre do profeta. Os profetas são quase sempre amargurados e sombrios pois sentem no coração e na alma a dor do povo e a aflição de Deus.
Ah, como estamos precisando de profetas!
Minha homenagem a Helder, um profeta que conheci de perto.

Assuero Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário