Visitantes

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A jabuticabeira e a videira





A jabuticabeira e a videira

Assuero Gomes
Médico e Escritor




Jabuticabas nascem diretamente do tronco e das raízes. Uvas nascem de ramos dos ramos. Ambas frutificam ao sol. São doces. Dão-se em vinhos e licores. Alegram o corpo e o espírito.
A jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) e a videira (Vitis vinífera) são belas e distintas.
A jabuticaba quando arrancada da planta, logo se acidifica, devendo ser fruta para ser apreciada imediatamente à sua colheita, de preferência à sombra da sua árvore. A uva se mantém doce, mesmo tendo-se colhido há tempos.
A videira é universal, assim como a salvação, veio do oriente. A jabuticabeira nos foi dada pela Mata Atlântica brasileira, é universal também, no universo dos povos da mata do Brasil. Ambas alegraram e alegram a vida dos povos.

                                                               

                         
As pessoas são como frutos da Terra mãe, que recolherá suas sementes algum tempo após. As pessoas e seus povos frutificam ao sol. Algumas são doces e produzem vinhos e licores, e também mel.  Algumas pessoas são como as jabuticabas, vivem independentes ligadas sozinhas ao tronco ou às raízes. Outras são como as uvas, vivem em cachos, ligadas aos ramos dos ramos.
As sociedades podem ser como as jabuticabeiras ou como as videiras. Geram pessoas e suas entidades, como frutos isolados ou como cachos. Seus troncos podem ser únicos e centralizadores, ou podem se espraiar ao sol com mil folhas e gavinhas.
As pessoas das jabuticabeiras se tornam ácidas quando perdem o contato com o tronco. As da videira, mesmo longe e espezinhadas, trituradas e moídas no lagar da vida, estarão sempre unidas e darão um bom vinho e alegrarão a noite dos insones.
Entidades e religiões são como jabuticabeiras e videiras. As jabuticabas são ligadas a um único tronco e suas raízes. Procuram o sol e se penduram uma a uma numa escalada ao céu. Acreditam que há um só tronco e uma só salvação.
As uvas são ligadas entre si e aos ramos dos ramos e estes por sua vez aos ramos mais grossos e todos são a videira. Pesam uns para os outros, arriam, sustentam-nos a força da videira. Miram o céu, se banham de sol, mas estão perto da terra, sempre perto da terra, a um passo da terra e tão perto do céu.
As jabuticabeiras dão seus frutos como criações individuais e as videiras como criações coletivas. O sol e a primavera chega igualmente para ambas, o vento também, a noite desce com seus sinais luminosos para todas e a chuva, como uma bênção, espalha sua vitalidade como no jardim do Éden, na primeira manhã.
                                                          








Nenhum comentário:

Postar um comentário