Visitantes

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.



E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus.
                                                                               





Por que no terceiro dia? Por que bodas (procurar passagens no Antigo Testamento referentes a bodas)? O que e onde é Caná da Galileia? Por que frisar que a Mãe estava ali?



Por que no terceiro dia?


Terceiro dia após o batismo de Jesus por João e de ter recebido Filipe e Natanael como discípulos (do local do batismo de Jesus até Caná da Galileia,  levava-se três dias de caminhada.)
Talvez uma analogia ao terceiro dia para a reconstrução do templo, que por sua vez, é uma analogia à ressurreição ao terceiro dia.

Abraço fraterno.




Pesquisando verifiquei que só foi escrito por João, o casamento seria a união de Deus com a humanidade, Maria simboliza a comunidade que nasce da fé em Jesus e suas palavras é um convite.
É grande a importância ser o primeiro milagre de Jesus.O primeiro dois sete sinais milagrosos que
prova a natureza divina de Jesus. Jesus usou a água que os Judeus utiliza para fazer a purificação.
E Caná não tem uma localização exata, existe apenas uma certeza João não mencionaria um lugar
que não existiria.
Um abraço a todos irmãos queridos







Amo essa passagem do Evangelho. O primeiro milagre de Jesus! 
O conselho de Maria, atual até hoje:"Fazei tudo o que ele vos mandar"!
A obediência do filho, que mesmo falando que ainda não era chegada a sua hora, obedeceu à sua mãe e realizou o seu desejo. Saiu em socorro aos noivos e não deixou que faltasse o vinho das bodas. 
Muitas lições levamos nesta passagem, mas vou focar em duas. 1- a importância do conselho de Maria: fazei tudo o que ele vos mandar e 2- a intercessão de Maria junto ao filho, em benefício de outrem.
Então, Maria, passa na frente. Em nome de Jesus!
Abraço fraterno!







O terceiro dia nos remete ao dia da ressurreição (vejam o credo). As bodas no Antigo Testamento geralmente se referem ao relacionamento de Javé (Deus Pai) com o Povo de Deus (judeus). Deus é o esposo fiel e Israel a esposa infiel, às vezes chamada até de prostituta, mas que sempre tem o amor do esposo apesar de toda traição. Galileia é a região norte de Israel, periférica, distante do centro da cultura e do poder político e religioso (Jerusalém e seu Templo). A palavra Caná tem uma conotação mais sutil ainda, pode-se trazê-la da raiz Kaná (uma vara de medida onde os agrimensores mediam o tamanho das terras, das colheitas, etc..) e de onde vem a palavra canônico (da medida oficial, da lei, etc..). Vejam a riqueza da simbologia.
João frisa que Maria estava ali, na primeira manifestação pública de Jesus da mesma maneira que estará na última, aos pés da cruz (Jo,19 , 25-27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário