Visitantes

terça-feira, 17 de novembro de 2015

AS QUATRO IGREJAS





AS QUATRO IGREJAS

FEVEREIRO - 92


Assuero Gomes

Havia uma vila. Na vila 4 Igrejas. A parte mais antiga da vila ficava no centro. A primeira Igreja lá. Alta e imponente, era como a catedral; sua torre com sino de bronze quase tocava o céu. Ao redor desta Igreja moravam os senhores da vila: o prefeito, o coronel, o banqueiro, o dono da fábrica, o dono do supermercado e o dono do engenho, quando vem à vila.
A segunda Igreja fica mais afastada do centro, num bairro mais simples, onde moram o professor universitário, o médico, o engenheiro, o advogado. Ela é mais plana, de tijolo aparente, não tem torre nem sino, mas tem um crucifixo bem grande por trás do altar, quase não tem imagens de santos, é ampla e arejada.
A terceira Igreja fica mais na periferia da vila, lá onde moram o comerciário, o bancário, a telefonista, a recepcionista, a professorinha da escola. Esta Igreja é uma capela. Foi um arranjo na casa da vila da Cohab que os moradores fizeram, mas ficou bem bonitinha.
A quarta Igreja fica quase fora da vila, numa invasão que apareceu num terreno baldio da fábrica que fechou porque o dono resolveu aplicar o dinheiro em "dolar" e no "over". Na época foi uma briga danada, mandaram a polícia desocupar a área porque uma imobiliária estava especulando; depois de duas mortes e muita confusão, ainda estão em litígio, mas como é ano de eleição, o prefeito deu uma trégua para o pessoal celebrar num barraco de madeira ( quando não chove) que de dia é escola e de noite é onde se reúnem as lideranças da favela. Lá mora o filho da empregada doméstica, o pipoqueiro, o motorista, o guarda, o pequeno traficante, a prostituta, dona Zefinha que vende refrigerante na praia, um mendigo e o office-boy do banco.
O padre da primeira Igreja só gosta de celebrar mesmo é em latim, com cantos gregorianos. Padre é padre, leigo é leigo. Mulher de véu. Mini-saia e decote, Deus o livre. Papa mesmo, dos bons, só até Pio X. Concílio? De Trento para trás. E o Vaticano II? - É a segunda casa do Papa? Pergunta ele desorientado. Padre casado: é o próprio demônio em pessoa; coisa de Lúcifer para destronar a Igreja triunfante.
O padre da segunda Igreja respirou aliviado quando não precisou usar mais batina. Acha que pode utilizar alguns leigos para distribuir a Eucaristia e dar o Curso de Batismo, mas sob sua supervisão. Vaticano II foi um santo Concílio, a Igreja já abriu mão de suas prerrogativas ao máximo. Leigo é leigo, pode, orientado pelo padre, ajudar muito. Sem a obediência à hierarquia não há salvação. Não mistura religião com problemas do dia-a-dia.
O padre da terceira Igreja parece que é meio maluco, talvez comunista disfarçado. Mora lá no fundo de quintal com mais algumas pessoas. Se veste que nem um deles. Nem parece padre. Falam até que toma cerveja e fuma! Reúne o pessoal para falar do governo, do custo de vida, da pobreza e da exploração. Coloca Jesus até em política e sindicato! Só casa, batiza e faz primeira comunhão quem é da comunidade e se prepara durante o ano inteiro. Acha que só há Igreja se houver comunidade e só há Bispo se ele estiver inserido na comunidade. Concílio? O Vaticano II foi o vôo inicial da Igreja nas asas do Santo Espírito, para chegar ao Reino ainda falta muito.
A quarta Igreja nem padre tem. O que existe são uns leigos que se reúnem e pregam a Palavra. Alguns ministros distribuem a Eucaristia que levam da terceira Igreja. Esses leigos têm umas idéias muito "atípicas", por assim dizer: Jesus está onde há comunidade de pessoas que acreditam n'Ele. Esse negócio de Bispo, Cônego, Abade, padre, não tem sentido pois a hierarquia do serviço não reconhece divisão de cargos. Leigo é laos, Povo de Deus (aí incluso Padre, Papa, Bispos, Abades, Freiras, etc.)! Tudo é Povo de Deus, a distinção é de serviço, não de prestígio ou poder. Concílio? Para que? Igreja é o Povo de Deus que ora e trabalha na construção do Reino, espalhado no mundo todo, de qualquer raça ou religião!

São 4 Igrejas, um é o Pastor. São 4 filhas diferentes amadas pelo Pai. Tanto uma irmã tem a ensinar à outra! Na verdade uma só, olhada em quatro tempos diferentes. É uma senhora que se mira em 4 espelhos: num reflete sua vaidade e sua riqueza; noutro sua sabedoria e inteligência; noutro ainda tenaz perseguição ao ideal do noivo, Jesus e no quarto espelho ela vê sua juventude que apesar da avançada idade ainda a impulsiona rumo ao desconhecido, ao novo, ao futuro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário