Visitantes

sábado, 13 de agosto de 2016

Pai Misericordioso de uma família difícil

                    






Pai Misericordioso de uma família difícil

Assuero Gomes


Deus é pai do pobre e do rico. É pai dos fracassados e dos vitoriosos, dos assassinos e dos mansos de espírito. Deus é pai também dos pecadores e dos santos, dos homoafetivos e dos homofóbicos. Das prostitutas e das freiras, dos suicidas e dos que foram deixados para trás, é pai também.
Deus é pai amoroso dos bêbados, dos delinquentes, dos cegos e dos atiradores de elite; dos músicos e das travestis, dos escritores soturnos e dos poetas vivos, dos operários e dos patrões, dos exploradores, dos cafetões, dos preguiçosos e dos laboriosos, das crianças desnudas em praças de lixo e dos príncipes belgas. Deus é pai do Papa Francisco e de Alexandre VI.
Um pai cuidadoso dos viciados, dos cristãos católicos, dos luteranos, anglicanos, muçulmanos e judeus, dos budistas e taoistas, dos babalorixás em seus terreiros. Deus é pai dos anciãos moribundos e dos neonatos. Deus é pai dos militantes radicais de esquerda tanto quanto o é dos reacionários da direita, das dançarinas e dos mutilados de guerra. Pai dos médicos, dos ateus, dos hereges, dos masoquistas, dos loucos e dos sãos. De todos os atletas e dos aposentados, dos mendigos e dos magnatas.
Quão difícil é organizar uma família dessas, banhada pela bênção do livre arbítrio! Pai dos pestilentos, nas abadias e cabarés, em cada esquina, cada rua, cada bairro. Pai dos que creem e dos surdos; dos celibatários e dos devassos, dos que rezam e dos que praguejam e amaldiçoam. Pai sereno e amoroso em cada fim de tarde e no amanhecer, paciente e tolerante, que banha com misericórdia a todos igualmente.
Pai da vítima e do criminoso, do que calunia e do que abençoa, do que oferece água ao sedento e daquele que cerca o poço, do que cura e do que fere, pai de todos e de todas as humanas criaturas, dos que fazem aborto, dos que viciam, dos que salvam e socorrem. Dos que envenenam a alma e o espírito, Deus é pai, e quanto mais terrível o desatino mais Ele se apresenta de forma sutil sem forçar nem quebrar, sem romper o hímen da liberdade humana.
Deus é pai dos corruptos e dos corruptores, dos honestos, dos indecisos, dos exatos, dos cientistas e dos alquimistas, dos astrólogos, tarólogos e quiromantes, dos metódicos e dos românticos; dos sujos e dos higienizados, dos obsessivos e dos lenientes, dos combatentes e dos esmorecidos, Deus é pai.
Dos infanticidas, genocidas, homicidas, dos estupradores, Deus é pai, e como sofre! Como sofre! Como o mal daninho entrou no jardim do Éden? Que será o orvalho de cada noite senão as lágrimas de um pai que sofre?
Pai dos que acolhem, dos que preservam a vida, dos que são capazes de morrer para que a vida do outro permaneça.
Talvez o maior mistério, que jamais nos será revelado, é o mistério de como o Pai pode amar uma família tão difícil como essa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário