Visitantes

segunda-feira, 17 de julho de 2017

21 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 21




21


Resultado de imagem para igreja nova de boa viagem



21 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 21




Os paroquianos de Boa Viagem sofreram mais um duro revés. D. José Cardoso resolveu 'transferir' Pe. Luiz para a paróquia de Água Fria. O Conselho paroquial já estava destituído há algum tempo. Os leigos ainda trabalhavam em algumas atividades extra-oficialmente. Eu sugeri a ele resistir e não entregar a paróquia como Reginaldo tinha feito no Morro da Conceição.Luiz consultou D. Paulo Evaristo Arns e outros bispos de São Paulo onde era incardinado. O conselho que deram era que ele não devia resistir pois tinha toda uma caminhada importante e uma história na Igreja para estragá-la por causa de D. José (vale ressaltar que Luiz nunca assinou a carta contra D. José que os outros padres tinha assinado, mas o arcebispo achava que fora uma grande traição dele se postar na resistência, uma vez que o próprio fora quem trouxe pessoalmente o padre de São Paulo).
A arquidiocese de São Paulo chamou ele de volta, mas ele não quis sair do Nordeste pois suas raízes estavam aqui (era do interior do Rio Grande do Norte e fora para São Paulo ainda pequenino). Como eu disse anteriormente, um padre não pode ficar ´solto' sem provisão de ordem de um bispo e sua diocese. Foi então tratado com D. José Maria Pires (D. Pelé, D. Zumbi) arcebispo da Paraíba e amigo de D. Helder que receberia Luiz. 
Uma postura muito corajosa de D. José Maria, que tornou-se meu amigo pessoal e brilhou na Paraíba resgatando a maioria dos padres e religiosos expulsos por D. José Cardoso. D. José Maria Pires era defensor dos pobres, da causa dos negros e indígenas. Ainda vive hoje em sua paróquia inicial em Minas Gerais, com mais de 90 anos, cuidando dos pobres e de suas abelhas.
Creio que foi nessa hora que a 'ficha caiu' para o grupo remanescente do conselho. Aderiram ao Jornal Igreja Nova e formamos o grupo de leigos católicos Igreja Nova.
Luiz continuou nos orientando com palestras semanais, primeiramente numa oficina de propriedade de sua família em Candeias. O poder de catalização dele é muito grande.
Não satisfeito com a resistência nossa D. José Cardoso através de seus vigários gerais levantaram calúnias contra Luiz e foi bastante divulgado em toda imprensa. Demos entrevistas e divulgamos documentos denunciando D. Cardoso e suas manobras.
Tempos difíceis aqueles. Enquanto tínhamos uma abertura na política tínhamos um fechamento na Igreja local, o inverso de D. Helder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário