Visitantes

sábado, 29 de julho de 2017

32 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 32

32

Resultado de imagem para ronaldão joão pessoa

Resultado de imagem para D. Marcelo ronaldão joão pessoa

Resultado de imagem para ronaldão joão pessoa

32 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 32



Os jovens oriundos do Grupo de Jovens de Boa Viagem (JUNA) tiveram uma atuação marcante desde o início da resistência contra as atitudes pastorais e administrativas de D. Cardoso, para eles iniciada com a expulsão do padre Luiz Antônio.
Uma parte assumiu o jornalzinho tanto na feitura, na edição, na distribuição, escrevendo artigos, ajudando no custeio. Cito com perdão se esquecer de alguns pela memória, Fernandinho, Sávio, Edênia, Josias, Alejandro, Paulinho (Paulo André), Lucinha. Confeccionaram camisetas com os dizeres "Igreja Sofre" com a lista de padres expulsos, que foi aumentando sempre.
Em 1991 o papa João Paulo II visitaria Natal.
Tivemos a ideia de denunciar os problemas da nossa Arquidiocese. Imaginamos e criamos uma faixa, que seri escrita em polonês (Strieder tinha um amigo polonês na UFPE) "Santo Padre, Olinda e Recife estão como ovelhas sem pastor! SOLIDARIEDADE", toda vermelha com 7 metros (salvo engano). O termo Solidariedade foi lembrado em referência ao sindicato polonês apoiado pelo papa que lutou contra o imperialismo russo.
Confeccionamos a faixa. Fomos para Natal no dia anterior (eu, Mírcia, Marcelo, Dóris, e Fernandinho e Lucinha). Nos postamos na avenida onde o carro com o Papa ia passar logo na chegada do aeroporto. Quando estava perto, abrimos a faixa. Um guarda perguntou de que se tratava (estava em polonês) aí eu disse: Santo Padre Olinda e recife saúdam seu pastor. Ele nos parabenizou. O papa passou com sua equipe saudando os que estavam na margem da estrada. Vimos quando ele e alguns assessores ficaram olhando a faixa.
De madrugada fomos chegando ao local onde seria a missa campal. Enrolamos a faixa. Estavam revistando o pessoal. Conosco não teve problema. Era umas cinco horas da manhã e pudemos nos posicionar estrategicamente.
Uma multidão foi se aglomerando, e conforme combinado, na hora das orações da comunidade abrimos a faixa. Lá do altar (muitos bispos inclusive D. Cardoso) vimos um soldado do exército com binóculos olhando para a faixa, em seguida veio ordem para abaixarmos. relutamos, mas obedecemos. Depois da comunhão a abrimos mais uma vez até o final. Foi noticiado na antiga TV Manchete para todo Brasil. Um padre que estava na multidão passou por nós, sorriu e disse, eu sou polonês e entendo o que está escrito...  Soubemos que o papa havia lido a faixa e que D. Cardoso comentou lá do altar "é coisa de D. Marcelo" (se referia a D. Marcelo Carvalheira).
Em 1995 D. Marcelo Carvalheira tomou posse com arcebispo da Paraíba. Pois bem, sabendo que o núncio estaria presente, bem como todos os bispos do Nordeste, fomos à sua posse no estádio Ronaldão de João Pessoa.Desta vez confeccionamos uma faixa branca, em português com os dizeres: "Santo Padre, Olinda e Recife continuam como ovelhas sem Pastor" SOLIDARIEDADE!
Abrimos a faixa eu e Marcelo , no último degrau da arquibancada. Antes de iniciar a cerimônia D. Cardoso, mesmo enxergando apenas com um olho só, olhou lá de baixo e disse "um é Assuero o outro não sei quem é". No serviço de som pediram para algum representante do grupo ir falar com Luiz Antônio (que já estava em João Pessoa) e ele pediu para não abrirmos a faixa pois era a posse de D. Marcelo Carvalheira e era constrangedor. Não atendemos o pedido e mantivemos a faixa aberta. depois foi um seminarista querer tomar à força de nossas mãos, o que reagimos e ele saiu.
Assim era a vida de 'militantes' pela Igreja.
O cristianismo sempre foi desde o início um movimento de jovens e no dia que a Igreja perder sua juventude, o que será da propagação da fé?





Nenhum comentário:

Postar um comentário