Visitantes

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

46 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 46

46

Frei Betto com D. Helder na primeira Jornada Teológica 

46 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 46


Outro bispo auxiliar de D. Cardoso foi D. João Evangelista Terra. Era o verdadeiro leão de chácara do arcebispo. Tomava todas as dores e ia à imprensa, já que o outro não falava mais nos meios de comunicação pois se dizia vítima de perseguição. Tive pouco contato com D. Terra. Era jesuíta e bibliófilo, tinha uma verdadeira mania por livros; quando partiu daqui para Brasília levou um caminhão daqueles tipo baú, cheios de livros, inclusive os de Pe. Arnaldo que tinha-os doado para a biblioteca do seminário de Olinda.
Foi D. Terra que teve a ousadia de telefonar para D. Helder  transmitindo a ordem de D. Cardoso, para que se mantivesse calado sobre a questão do Morro da Conceição e sobre tudo mais que a Arquidiocese promovesse.
Vejam que D. Helder foi perseguido extra e intra eclésia. 
O amor entre D. Terra e D. Cardoso não durou muito. A mãe do auxiliar veio ficar com ele uns tempos, uma senhora já idosa. Pois bem, o motorista do arcebispo a deixou esperando no Shopping Recife por horas sem ir buscá-la. Quando se providenciou  sua condução para o Palácio dos Manguinhos, Judite, a irmã do arcebispo que controlava tudo, a deixou sem comida, apenas com algumas bananas e água. Foi a gota d`água.
Por falar em livros, Pe. Arnaldo, um dos poucos padres que conheci que vinha de uma família abastada (seu pai era dono de engenho em Escada, município da Mata Sul), esse sim, gostava de ler e se manter atualizado, comprava livros desde que era seminarista, chegando a manter correspondência com uma livraria especializada em Paris que lhe enviava as novidades quando editadas, entre livros e revistas teológicas e eclesiológicas (ele nunca me revelou a quantidade aproximada de livros e revistas que deixou para o Seminário, mas se falava entre 10.000 e 15.000).
D. Terra partiu sem deixar saudade. Um jesuíta me contou, que no sul, quando ele foi transferido, os seminaristas soltaram uma bombinha embaixo do veículo dele, só para assustá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário