Visitantes

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Observatório astronômico de Jaipur, o Jantar Mantar





Observatório astronômico de Jaipur


Jantar Mantar




Samrat Yantra, o maior relógio de sol do mundo


O Maharaja Jai Singh II, o fundador da “cidade rosa”(Jaipur), foi um grande estudioso e um astrólogo ávido. Estudou filosofia, astrologia, arquitetura e religião em diversas escolas, e também foi bem versado nos conceitos universais de matemáticos como: Clements Euclides,  Ptolomeu e o Mestre de obras de Aryabhatta.  Entre 1727 e 1734  o Marajá Jai Singh II de Jaipur teve a magnífica ideia de construir  cinco observatórios astronômicos no centro-oeste da Índia.







Dos cinco Observatórios, o Jantar Mantar , da cidade de  Jaipur é o maior e mais bem preservado de todos, com cerca de  20  edifícios fixos e exclusivos, cada qual tem a sua função astronômica própria. O nome é derivado de Jantar (“instrumento”), e Mantar (“fórmula”, ou neste contexto “cálculo”). Portanto “Jantar Mantar” significa literalmente “instrumento de cálculo”.










O observatório é composto por  “dispositivos” ( as construções) geométricos para medir o tempo, com precisão de segundos, prever eclipses, rastrear a localização das  estrelas “, as órbitas da Terra ao redor do Sol, verificar as declinações dos planetas, e determinar as altitudes celestes e efemérides relacionadas, entre outras. 



Hoje, o observatório é uma atração turística muito popular na Índia. No entanto,  astrônomos, vindos de toda a Índia,  ainda usam o local para prever o clima para os agricultores, é utilizado também pelos astrólogos fazerem “sinastria” (estudo da compatibilidade) para os noivos e  os  estudantes de astronomia e astrologia védica são obrigados a tomar algumas de suas aulas no observatório. Pode-se dizer que o observatório é a única obra mais representativa do pensamento védico que ainda sobrevive, além dos textos.
(fonte Google)





Incrível como a genialidade humana pode em tempos remotos precisar com exatidão o tempo, a dança dos planetas, a posição das estrelas, o fascínio dos astros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário